Pré - Escolar

O Centro Educativo Miraflores tem um ambiente muito familiar. A relação com os alunos e suas famílias é de grande proximidade. As educadoras são muito acessíveis facilitando os canais de diálogo com os pais/encarregados de educação. Podemos dizer que todos nos conhecemos.

Contribuímos para o desenvolvimento constante e equilibrado de todas as potencialidades da criança. A nossa abordagem pedagógica responde a uma função educativa e não uma mera transmissão de conhecimentos. O cérebro tem plasticidade, é moldável. A aprendizagem é dinâmica. A chave da aprendizagem já não é apenas a transmissão de conhecimento, mas a estimulação sensorial, emocional e cognitiva.

Ensinamos a pensar para formar alunos autónomos, que adquiram destrezas de pensamento para resolver problemas e tomar decisões.



A nossa proposta educativa engloba:

• Linguagem Oral e abordagem à escrita

• Matemática

• Educação Moral e Religiosa

• Conhecimento do Mundo

• Formação Pessoal e Social

• Expressão e Educação Musical

• Expressão e Educação Dramática

• Expressão e Educação Plástica

• Inglês (a partir dos 3 anos)

• Educação Cristã (Despertar da Fé)

Ensino Básico Obrigatório

O Centro educativo Miraflores tem um ambiente muito familiar. A relação com os alunos e suas famílias é de grande proximidade. Os professores são muito acessíveis facilitando os canais de diálogo com os pais/encarregados de educação. Podemos dizer que todos nos conhecemos. Contribuímos para o desenvolvimento constante e equilibrado de todas as potencialidades dos alunos. A nossa abordagem pedagógica responde a uma função educativa e não uma mera transmissão de conhecimentos.



O cérebro tem plasticidade, é moldável. A aprendizagem é dinâmica. A chave da aprendizagem já não é apenas a transmissão de conhecimento, mas a estimulação sensorial, emocional e cognitiva. Ensinamos a pensar para formar alunos autônomos, que adquiram destrezas de pensamento para resolver problemas e tomar decisões.



A nossa proposta educativa engloba aulas de:

1 - Língua Portuguesa

2 - Matemática

3 - Educação Física

4 - Ciências da Terra e da Vida

5 - Educação Moral e Religiosa Católica

6 - Inglês

7 - História e Geografia de Cabo Verde

8 - Francês

9 - Educação Artística

10 - Comportamento

11 - Tic>

Ensino Secundário

O Centro Educativo Miraflores divide-se em três sectores, sendo o do Ensino Secundário o que engloba maior número de alunos e professores, perfazendo um total de 750 alunos sob a coordenação de 42 professores, com o objetivo de dar aos alunos uma educação integral, transmitindo-os os conhecimentos científicos e despertando-os para uma vivência de valores humanos e cristãos da pessoa, abrindo-os para todo o conhecimento e um comportamento humano direcionado à um projeto de vida integral proveniente dos valores do Evangelho.

É nesta lógica que a Coordenação do Ensino Secundário trabalha para os melhores resultados académicos mas também comportamentais. Toda a aprendizagem feita tem como principais colaboradores os Professores, a Direção, os Pais/Encarregados de educação, o pessoal não-docente, e a Coordenação tendo como centro os nossos alunos.

O trabalho da Coordenação do Ensino Secundário é voltado para a excelência da aprendizagem, traçando objetivos e metas ambiciosas tendo em conta o ambiente que o Centro proporciona para a mesma.

Para alunos mais humanos, mais felizes e mais cristãos!

Pastoral

Objetivos

1 - Iniciar o novo dia com a oração da manhã;

2 - Ajudar as crianças a descobrir que Jesus é Fonte de água viva;

3 - Promover a formação integral do aluno em colaboração com os pais/encarregado educação;

4 - Desenvolver atitudes de cooperação, autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que contribuam para a formação de cidadãos livres e autónomos, justos e solidários;

5 - Ajudar, em liberdade, cada aluno a descobrir Jesus Cristo, a aprofundar, a viver e a testemunhar a sua Fé;

6 - Dar prioridade, dentro dos nossos espaço de pastoral, àqueles que têm mais necessidades;

7 - Favorecer um ambiente evangelizador e o estilo educativo nas nossas comunidades e obras, cultivando os traços próprios do carisma: alegria, simplicidade, humildade, doçura, acolhimento disponibilidade, gratuidade…

8 - Cuidar da qualidade dos momentos explícitos de evangelização: momentos fortes, catequeses, celebrações, campanhas, oração da manhã, vivência da semana Madre trindade, relação Família e Escola…

9 - Promover um desenvolvimento global e harmonioso das crianças e a descoberta do conhecimento de si próprio, do Outro e dos outros;

10 - Conseguir que as crianças e as suas famílias, no respetivo meio envolvente, desenvolvam a consciência dos sentimentos, da amizade, da partilha e da solidariedade.

Ano da Misericórdia

Formação Bíblicaa

Conscientes de que é necessário formar também à nível espiritual os nossos docentes e pessoal não docente, tem tido formação bíblica no Centro, orientado pelo docente Inelson Costa.

Catequese

Formação catequética começa desde tenra idade até a fase adulta.

Actividades Extra-Curriculares

As atividades extracurriculares são encaradas como sendo essenciais para contribuir e complementar a formação académica e cultural dos nossos alunos, bem como para fomentar e fortalecer as atitudes e a formação em termos de valores.

As atividades e respetivos horários são estabelecidos, anualmente.

Funcionam no ano letivo de 2018/2019 as seguintes atividades: