A Congregação


Hitória

Congregação – Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus – nasceu no dia 11 de abril de 1925.

Somos o fruto da resposta do amor e da fidelidade de uma mulher de fé, Madre Trinidade Carreras Hitos, que depois de fazer uma leitura crente da sua história pessoal e contemporânea, e de ter cotejado e confirmado as suas intuições com as do cardeal-arcebispo de Granada, Mons. Casanova y Marzol, viu a necessidade de abrir o seu mosteiro à adoração do Santíssimo Sacramento e à educação de meninas sem recursos financeiros ou sem família.

A Providência tem os seus caminhos e, embora tenhamos nascido como Capuchinhas Clarissas Eucarísticas

no Santuário de Nossa Senhora de Espino de Chauchina (Granada), a Igreja define a nossa Congregação como Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus e a primeira casa desta nova família religiosa é o Santuário Nuestra Senhora de Gádor, em Berja (Almeria), fundada por Madre Trinidade.

Em 1936, os dolorosos acontecimentos ocorridos em Espanha obrigaram as religiosas a sair desse país

para um local mais seguro; por isso, a Congregação implantou-se em Portugal, onde se consolidou e cresceu, amparada pelo cardeal Cerejeira, patriarca de Lisboa, de modo que Madre Trindade abriu várias comunidades em Portugal.

Quando a guerra civil terminou, regressou a Espanha

e, unicamente guiada pelo que entendeu ser a vontade de Deus, ousou abrir novas comunidades em Ourense, Bilbau, Granada e Madrid, tendo viajado duas vezes até Roma para solicitar a aprovação das Constituições e a bênção do Santo Padre para a obra que tinha fundado. O papa Pio XII aprovou a nossa Congregação a 10 de janeiro de 1949, poucos meses antes de Madre Trinidade falecer em Madrid, no dia 15 de abril desse ano.

Fundadora

Madre Trindade do Purísimo Coração de Maria nasceu em Monachil, Granada, no dia 28 de janeiro de 1879.

No seio familiar bebeu uma devoção ardente à Sagrada Eucaristia e uma experiência profunda da maternidade de Nossa Senhora. Ingressou no Convento das Capuchinas Clarisas de Santo Antão, em Granada, onde se distinguiu pela sua vontade forte, piedade eucarística intensa e grande espírito de sacrifício.

Em 1925, juntamente com mais onze Irmãs,

deixou o Convento de Santo Antão, Granada para fundar a Congregaçao das Escravas da Santísima Eucaristía e da Mãe de Deus, que se dedicaria à adoração de Jesus Eucaristia e à educação cristã de crianças e jovens. Toda a sua vida foi orientada por três ícones: a Cruz, cajado que a sustentou nas dificuldades e na dor; o Pão da Eucaristia, com que alimentou o seu amor; e Maria, a estrela que a guiou no caminho da fidelidade e da entrega.

Na sua vida, reconhecemos uma mulher de Deus e uma mulher da Igreja, que deixou um lema às suas irmãs: «Muita vida interior e muito amor à Igreja».

Fundou casas e obras educativas: Em Espanha: Berja (Almeria), Granada, Madrid, Bilbau e Sobrado do Bispo (Ourense); Em Portugal: Braga, Porto, Lisboa, Laveiras Caxias e Viana do Alentejo; No México: Cidade do México. Partiu ao encontro definitivo com o Senhor «o único – dizia – capaz de corresponder aos fortes e dulcíssimos desejos do meu coração», no dia 15 de abril de 1949.

Carísma

O nosso carisma concretiza-se em duas realidades complementares:

A adoração ao Santíssimo Sacramento,

presença do Senhor real e permanente que Francisco de Assis convida a reverenciar e que levou a nossa Madre Fundadora a nos consagrar à Adoração perpétua.

A evangelização, através do ensino,

de crianças e jovens, que Madre Trinidade pensou que «era o que o Coração eucarístico de Jesus nos pedia desde o princípio». Conservamos zelosamente este espírito e este património, e atualizamo-los com fidelidade dando uma resposta concreta às diversas «necessidades das crianças», consoante os seus contextos e necessidades.

Obras

Alguns dos nossos colégios pelo mundo

Card image cap

Externato Paulo VI Portugal - Braga

Card image cap

Colégio Mãe de Deus Espanha - Bilbao

Card image cap

Colégio Miraflores Mexico

Card image cap

Colégio Angel Matute México

Card image cap

Colégio Nossa Senhora de Gador