Orgonograma

É percebida como um conjunto de unidades organizacionais viabilizadas ou instituídas em função de áreas de actuação devidamente tuteladas e enquadradas pelos órgãos do governo. O Centro constitui-se como uma estrutura académica e administrativa. Ela está sujeita a um sistema misto do governo que reúne as responsabilidades que decorrem dos estatutos de cada instância. Os órgãos do governo são constituídos por órgãos individuais e órgãos colegiais.



COORDENADORES INDIVIDUAIS DO CENTRO EDUCATIVO MIRAFLORES

Ir. Oclízia Maria Paiva Tavares

Diretora Titular

Ilídio Bruno de Jesus

Diretor Pedagógico

João Paulo Martins

Administrador


COORDENADORES COLEGIAIS DO CENTRO EDUCATIVO MIRAFLORES

Ir. Luísa Maria Moreno
Coordenadora Pré-Escolar
Mirandolina Regina Ramos Pinto dos Reis Borges
Coordenadora do 1º cliclo do Ensino Básico Obrigatório
Prof. Cláudia da Ressurreição Lopes Pereira
Coordenador do 2º Ciclo e 3º Ciclo
Frutuoso dos Santos Landim de Carvalho
Coordenador do Ensino Secundário
Zuleica Patrícia Borges Lopes
Coordenadora dos Assuntos Sociais
Ir. Matilde Lopes de Barros
Coordenadora da Pastoral Educativa
Anabela de Jesus Varela Teixeira
Coordenadora de Serviços de Psicologia Inclusão Educativa e Promoção da Cidadania
Isaurindo Gonçalves Barreto
Coordenador TIC
Secretaria

A secretaria do Centro Educativo Miraflores presta serviços no atendimento direto aos alunos, pais e encarregados de educação, ou seja, exerce papel fundamental ao lidar diretamente com o público interno e externo. Compete à Secretaria do CEM a efetivação de registros escolares: como matrículas, atualizações de fichas individuais e retificações de dados; também, responsabiliza-se pela emissão de declarações, certificados, históricos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

• 08:00 – 17:30 (2ª a 6ª feira)

RESPONSÁVEL

• Domingas Monteiro

Biblioteca

A Biblioteca do Centro Educativo Miraflores tem como objetivo primordial facultar aos alunos e professores recursos bibliográficos necessários à investigação e ao ensino. A sua atuação desenvolve-se no sentido de facilitar o acesso à documentação e informação existentes na própria Biblioteca. Existem uma diversidade de livros divididos em várias categorias entre as quais línguas, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Ciências Naturais, Economia, Biologia, Filosofia, Música, Educação Moral Religiosa, Educação Física, etc. Visite a nossa Biblioteca!

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

• 2ª a 6ª feira das 8 horas até 13:15

BIBLIOTECÁRIA

• Nélida Moreira

Cantina

A Cantina do Centro Educativo Miraflores presta um serviço interno aos alunos, professores e colaboradores da escola. Pode-se encontrar lanches e almoços disponíveis na cantina do Centro. Muitas são as crianças e os professores/colaboradores que preferem saborear o cardápio que disponibilizamos no almoço a um preço bastante económico.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

• 08:00 – 17:30 (2ª a 6ª feira)

• Sábado 08:30 a 12:30

RESPONSÁVEL

• A Escola

Psicologia

É uma unidade especializada de apoio educativo que desenvolve a sua acção na escola, trabalhando em estreita parceria com os professores como sendo elementos de uma mesma equipa que querem atingir o mesmo objetivo, ou seja, ajudar no desenvolvimento e integral dos alunos.

Principais objetivos

rabalhar conjuntamente com os Professores, Educadores Pais e Encarregados de educação na “construção” de uma Escola diferente, proporcionando aos alunos um melhor conhecimento de si e das suas potencialidades; Orientar os alunos para uma escolha consciente do seu futuro profissional, a partir do conhecimento das suas aptidões, motivações profissionais e conhecimento do mercado laboral;

Beneficiários/ Publico Alvo

• Toda a Comunidade Educativa: alunos, docentes, pais/encarregados de educação e pessoal não docente.

Constituição

• O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é coordenada por uma por uma psicóloga Clínica e de saúde e conta com o apoio de dois elementos do conselho directivo: Alcides Moreira – Pedagogo e Ir Isabel Semedo Psicóloga para além dos professores que acompanham os alunos diariamente, tanto no período de manhã como a tarde.

Principais funções

Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos ajudando-os na construção da sua identidade, apoiando-os no seu processo de aprendizagem e de integração na Comunidade

Educativa, cooperar com a Comunidade Educativa prestando apoio psicológico e psicopedagógico aos alunos sinalizados pelos professores identificando as suas necessidades específicas, através da avaliação/reavaliação, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva, organizar e executar actividades de orientação escolar e profissional através de programas e acções de aconselhamento individual e em grupo, estabelecer a cooperação com outros serviços, nomeadamente no apoio à

concepção de protocolos, tendo em vista a organização de informação e orientação profissional e promover actividades específicas de informação escolar e profissional, susceptíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das actividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho.

Reprografia

A Reprografia serve toda a comunidade escolar e disponibiliza serviços de fotocópia, impressão e encadernação. Na Reprografia, a comunidade educativa, pode ainda, adquirir qualquer material escolar como: Cadernos, Canetas, lapis, livros, etc.

• 2ª a 6ª feira das 8 horas às 18 horas

• Sábado das 8 horas às 12:30

ASSISTENTE RESPONSÁVEL

• Adilson Borges Vieira

Subdireção dos Assuntos Sociais, Arte, Cultura e Desporto

A Coordenação para os Assuntos Sociais, Arte, Cultura e Desporto é parte integrante do staff da Direção Pedagógica do Centro Educativo Miraflores. A ela compete a coordenação da acção social escolar (CASE) e a coordenação de todas as atividades culturais e desportivas do centro:

A - Área Social Escolar

OBJETIVO GERAIS:

• Planificar e executar projetos que promovam uma saudável integração sócio-escolar dos alunos mais vulnerabilidades.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

• Aumentar o nº de alunos apadrinhados, ao médio e ao longo prazo;

• Oferecer oportunidades de orientação vocacional em parceria com o SPO;

• Promover parcerias com escolas de Formação Profissional na perspetiva de enquadrar os alunos que já perderam o direito à frequência ao Ensino Secundário;

• Diminuir a taxa de abandono e reprovação principalmente no 1º ciclo (7º e 8º ano).

• Sensibilizar os pais e encarregados de educação dos alunos do Centro e outras instituições a apoiar a Direção na criação de condições favoráveis à inclusão integral dos menos favorecidos, no contexto comunitário e escolar.

GRUPO ALVO

O grupo alvo da Ação social Escolar são os alunos menos favorecidos do CEM inseridos em todos os níveis de ensino (Pré- escolar, básico e Secundário) com maior enfase para os do básico e secundário:

B - Arte Cultura e desporto

A nível artístico cabe-nos ainda Coordenar, em parceria com os colectivos disciplinares, e coordenadores do pré-escolar e Ensino Básico, todas as actividades Culturais, Desportivas e Artísticos de maior envergadura do Centro Educativo Miraflores tais como:

• Abertura do ano lectivo

• Campanha de solidariedade

• Comemoração do Natal

• Comemoração do mês da Madre Trindade (exposição da vida e obra da madre trindade, Dia dos avós, gala madre trindade, eucaristia)

• Carnaval

• Feira de Ciências e saúde

• Dia da cultura cabo-verdiana

• Miratalentos

• Dia da família

• Dia da criança- 1 de Junho

• Preparação para Imposição de fitas do 12º ano

Apacemira

A Associação de Pais dos Alunos do Centro Educativo Miraflores, também designado por APACEMIRA é a entidade representativa dos mesmos, integrada na Comunidade Educativa.

A Associação é composta:

• Pela Direção – cinco membros;

• Pela mesa da Assembleia Geral – três membros;

• Pelo Conselho Fiscal – três membros.

À APACEMIRA compete, em geral, zelar os justos e legítimos interesses dos alunos na sua posição em relação ao Centro e à Educação e Cultura, e em especial: Fomentar o respeito pelos direitos fundamentais da criança; Estabelecer o diálogo necessário para uma reciproca compreensão e colaboração entre os Corpos Diretivos e Docentes, os alunos e os Pais/Encarregados de Educação; Colaborar nas iniciativas do Centro que visem a formação integral dos alunos, e sugeri-las; Apoiar o Centro nas suas deliberações, sempre que seja necessário e as repute justas e legais. A Associação rege-se pelos seus próprios estatutos.